Como Farsa :: Temáticas e Convidados

27 DE ABRIL | O Espaço e os Espaços da Arte

A arquitetura é uma forma de organizar discursos, mas também é um discurso em si mesma, que o sistema artístico tenta suprimir pela nulificação de seu suporte – o próprio espaço.

Embora possua até mesmo uma ideologia, a galeria não tem dimensões, marcos de local, pontos de identificação. Tudo o que ela possui são paredes: dentro e fora são as únicas referências que importam para definir a posição de uma obra.

Mas, se mesmo perto há distância, como negar que o espaço participe sutilmente do jogo de sentidos da arte e, como um recalque, afete seu valor?

convidados

Franz Manata | Rio de Janeiro

É artista, curador, produtor e professor. Mestre em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ-2002. É professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Desde 2001 é curador adjunto do MAM-RJ.

Marisa Flórido | Rio de Janeiro

Historiadora e crítica de arte. Doutora pela Escola de Belas-Artes da UFRJ na área de concentração de história e crítica de arte. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/ UFRJ.

28 DE ABRIL | Estratégias de Decupagem Urbana

Os campos midiáticos definem a cidade tanto quanto ruas, pontes e praças. Não apenas porque o espaço se virtualiza e se desdobra por níveis inefáveis. A urbe também se deixa afetar pela forma como quer ver e ser vista.

A cidade pode ser tela ou imagem, auditório ou espectador. A uma certa distância, radares de trânsito se tornam suportes, pessoas se tornam mensagens. Agora, se o capturamos, o que resta ao espaço além de reprisar os vetores que lhe impõe a montagem?

convidados

Graziela Kunsch | São Paulo

É artista e mestranda em cinema na ECA-USP. Entre 2001 e 2003 abriu sua casa como residência pública de artistas (Casa da Grazi). Organiza e apresenta mostras de vídeo. É professora do Instituto de Artes da UERJ.

Etienne Delacroix | Bélgica

Artista visual e Phd em Física Nuclear. Egresso do MIT, passou a lecionar em Montevidéu, Uruguai, onde desenvolveu metodologias para a produção de interfaces sustentáveis entre engenharia, as artes e os desafios da inclusão digital. Depois de dois anos como professor convidado da USP, está no Instituto das Artes da UnB.

29 DE ABRIL | Audiovisual Embalsamado

Sobre os efeitos causados pela reprodução aos sistemas de imagem cuja significância depende da sincronia entre procedimento e consumo, como a performance, o live images e o videogame – ou mesmo uma final de Copa do Mundo.

Showrell de VJ é videoarte ou portfolio? As câmeras de segurança servem para evitar o crime ou expor os culpados? Pornografia caseira é um produto de empresa familiar ou o bagaço inevitável do fetiche exibicionista?

Vídeo-registro: resíduo, presença ou memória?

convidados

Lucas Bambozzi | Belo Horizonte

Artista multimídia, documentarista e curador. Trabalha com video, cinema, instalação e mídias interativas, com exibições em mostras em mais de 40 países. É coordenador do arte.mov, Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis.

Daniela Labra | Rio de Janeiro

Curadora independente especializada em Comunicação e Arte pela Universidade Complutense de Madrid e mestre em Artes pela Unicamp. Coordena com a Galeria Vermelho o festival Verbo, dedicado à performance arte. É do conselho editorial da Revista Número . Mantém o site http://www.artesquema.com.

Anúncios

3 Respostas to “Como Farsa :: Temáticas e Convidados”

  1. Programação do festival Se Repete como Farsa » Vírgula-Imagem :: Marcelo Terça-Nada Says:

    […] urbana ocorrerá de 27 a 29 de abril de 2007, na Casa Porto das Artes Plásticas, em Vitória/ES. A programação completa, incluindo debates temáticos e oficina já está disponível. Além da mostra de vídeos, […]

  2. Alex Rodrigues Says:

    Rafael e galera do Falcatrua.
    Sou eu o Alex, do Rio.
    Queria da meus parabéns ai para vcs…

    O Falcatrua é a coisa mais interessante que eu já VI no ES. Excelente o trabalho. Se precisarem de alguma coisa que esteja ao meu alcance pode falar.

    Abraço.

  3. marlene françois Says:

    Gostaria de ler mais sobre a palestra “O espaço e o espaço das artes”.
    Agradeço, atenciosamente Marlene

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: